OFA ODE Amanda de oya

“Oya Onira é uma qualidade de Iansã (Oyá), guerreira, mas que é uma ninfa das águas doces, com ligação direta com o culto dos Eguns (almas). É a dona do “atori”, uma pequena vara usada no culto de Oxalá para chamar os mortos na intenção de fazê-los participar da cerimônia. A função do “atori” é a de, assim que ao ser tocada batida no chão, que se faça o poder de fazer reinar a paz no local ou na vida de alguém e trazer-lhe abundância.

O “atori” também tem a força de mandar chover regularmente para trazer a prosperidade. “Oya Onira” deu a Oxaguiã o “atori” e seu poder de exercê-lo, além de ter lhe ensinado o fundamento e como usá-lo.
Em anos regidos por Oxaguiã, é preciso agradar muito a essa qualidade de Iansã para que ela permita que, através dela, Oxaguiã traga a paz e a abundância.”Oya Onira” é a mãe de criação de “Logun-Edé Apanan”. Por isso, toda oferenda para essa orixá, deverá também ser oferecido um agrado a essa qualidade do orixá Logun-Edé.”Oya Onira” reina no mundo dos mortos e tem ligação direta com Obaluaiê e Ogum, sendo que sua ligação maior é com “Oxum Opará”, que recebeu dessa qualidade de Yansã os ensinamentos para lutar e ser guerreira.

Foi “Oya Onira” que ensinou “Oxum Opará” a lutar.”Oxum Opará” se tornou então, companheira inseparável de “Oya Onira”, comendo juntas no bambuzal ou nos rios e tendo aprendido os fundamentos dos Eguns”

Eparrey Oya! ⚡️🌪